Carlsen perde e garante o título!!!

Ficou pra ultima rodada, mas Magnus Carlsen superou todas as dificuldades de um torneio tão importante e difícil  e agora tem o direito de desafiar Vishy Anand em um math pelo CAMPEONATO MUNDIAL DE XADREZ, um dos poucos que ainda não constam no currículo do maior prodígio do xadrez de todos os tempos.
Foram 14 rodadas no estilo "ida e volta", ou Round Robin, em que jogam todos contra todos de brancas e de pretas, tendo como critérios de desempate: Confronto direto, numero de vitorias e tie-break.
Carlsen somou 8,5 pontos, com 5 vitorias, 2 derrotas e 7 empates, ficando então empatado com o mesmo numero de pontos que Kramnik, com 4 vitorias, 1 derrota (na ultima rodada!), e 9 empates somou também 8,5 pontos.
Pelos critérios de desempate, Carlsen levou a melhor, pois as duas partidas com Kramnik (brancas e pretas) terminaram em empate, e por possuir uma vitoria a mais, ficou com o titulo!
Há quem ache que seria mais justo que Carlsen e Kramnik jogassem mais duas partidas pra fazer o desempate, porém sabe-se que a FIDE consultou os participantes antes do torneio e juntos decidiram todos os critérios que seriam validos, portanto todos os participantes estavam de acordo com os critérios de desempate e também estavam cientes de que em caso de um empate o titulo seria decidido nos critérios.

Você confere tudo sobre o torneio no site: http://london2013.fide.com/index.php

Segue um PGN com todas as partidas do torneio:

http://www.4shared.com/file/LtyJvCxr/candidates2013.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário